Saúde e Bem-Estar

Da redação

Para que serve o apêndice?

Da redação
16/12/2015 15:50
Thumbnail

Uma das causas da doença de Parkinson poderia estar relacionada a uma característica do apêndice -- outro órgão ainda desconhecido pelos especialistas (Foto: Bigstock)

Acabou-se o mito que o apêndice não serve para nada – além de dar dor de cabeça quando ele “resolve” inflamar – e precisa ser retirado às pressas. De acordo com a revista Super Interessante, microbiólogos australianos e franceses concluíram que o órgão tem a função de povoar o sistema digestivo com bactérias que colaboram  com o sistema imunológico e auxiliam na defesa de infecções.
Além disso, os pesquisadores também descobriram a presença dos linfócitos inatos, que existem em grande quantidade no órgão.  Quando eles falham, o apêndice inflama e é preciso ir para o hospital.
“O que nós descobrimos é que os linfócitos inatos podem ajudar o apêndice a propagar as bactérias ‘boas’ no microbioma – a comunidade de bactérias no corpo”, disse Gabrielle Belz, do Instituto Walter + Eliza Hall de Pesquisa Médica, de Melbourne.
Um microbioma equilibrado é fundamental para a saúde em geral, mas principalmente para ajudar o corpo a se recuperar de ameaças bacterianas, como intoxicações alimentares. O apêndice seria, então, de acordo com a revista, uma espécie de depósito de bactérias, que são fornecidas para o sistema digestivo inteiro.  Ter um apêndice saudável pode, portanto, poupar algumas pessoas de medidas extremas, como o transplante de fezes.
Apesar disso, a retirada do órgão continua não provocando nenhuma deficiência no organismo. As funções complementares dele são compensadas pelo organismo.