Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo com Agência Estado

Tatuagem nas axilas ganha adeptos; veja locais mais (e menos) doloridos para tatuar

Amanda Milléo com Agência Estado
07/08/2017 11:15
Thumbnail

Tatuagem nas axilas é nova tendência, mas cuidados com a pele são essenciais nessa região (Foto: reprodução Instagram)

São várias as partes do corpo em que alguém pode escolher fazer uma tatuagem. Agora a moda é tatuar as axilas e não é difícil achar adeptos da nova moda nas redes sociais.
Com a hashtag #armpittattoo (“tatuagem nas axilas”, em inglês), muitas mulheres e homens mostram os desenhos em seus corpos. De flores a teias de aranha, qualquer imagem pode ser tatuada.
Desenho pode mudar com o passar do tempo Por ser uma pele não tão firme quanto em outras partes do corpo, a tatuagem feita nas axilas pode ter o desenho mudado com o passar do tempo, pela movimentação da região.
“Conforme a dobra, muda também o desenho. Os cuidados com a tatuagem na região são como os demais, com o uso do sabonete antisséptico e pomada cicatrizante”, explica Annia Cordeiro, médica dermatologista e diretora da Clínica da Pele Annia Cordeiro.
A tinta da tatuagem não atinge áreas tão profundas da pele e, portanto, não chegam a afetar as glândulas sudoríparas da região, responsável pelo suor, de acordo com a médica.
No entanto, como é uma área que não tem tanta gordura, o desenho pode demorar a cicatrizar. “Quando a pele tem maior secreção gordurosa, cicatriza mais rápido. No rosto, por exemplo, a cicatrização é rápida”, reforça a dermatologista.
A tatoo não interfere no pelo nas axilas, mas quem deseja fazer uma depilação à laser deve esperar, porque o laser queima a tatuagem – principalmente se for feita com tinta escura.
“O alvo do laser é o pelo escuro, então se houver um desenho feito com cores escuras, ele será afetado pela depilação. A recomendação é fazer primeiro a depilação e depois a tatuagem”, sugere Annia Cordeiro.
Dor nas axilas
Por ser uma região de pele muito fina, quem tiver interesse em tatuar as axilas pode esperar muita dor. Em um comparativo, a dor nas axilas se compara a dor das tatuagens feitas próximas de uma superfície óssea, como tornozelos, joelhos, costelas e nuca, próximo da coluna.
Além da pele, a presença de terminações nervosas e ser uma área de articulação aumentam o risco à dor nesta região.
“Fora que é uma região complicada de tatuar. A mulher que depila as axilas, a cera sensibiliza muito a pele e provavelmente é uma área difícil de pigmentar. Às vezes ela exige que se passe a agulha mais de uma vez para pigmentar, o que pode aumentar a dor no processo”, explica Laura (Law) Melo, tatuadora do Broken Ink, em Curitiba.
Lugares mais doloridos
Embora a dor seja uma questão subjetiva – pessoas que passaram por acidentes ou situações doloridas podem sentir menos dor durante uma tatuagem – alguns lugares no corpo recebem reclamações recorrentes de quem busca uma tatuagem. A tatuadora Laura (Law) Melo comenta o top 5 das tatoos mais doídas. Confira!
1) Barriga. Não só a barriga, mas áreas que não são expostas com tanta frequência ao sol são mais delicadas e sensíveis, aumentando as chances de dor.
2) Joelhos e cotovelos. Articulações têm, geralmente, a pele mais fina, que geram dor.
3) Canela. Além da pele mais fina, a canela também está próxima a superfícies ósseas.
4) Pé e costela. Regiões próximas a ossos também tendem a ser mais sensíveis.
5) Cabeça e pescoço. Pele fina e próxima a superfícies ósseas.
Lugares com menos dor
Uma das dúvidas mais comuns de quem busca uma tatuagem é onde, em todo o corpo, a dor é MENOR. Para a tatuadora, as áreas próximas a gordurinhas – longe de ossos e peles finas – são os locais ideais.
– Região atrás do braço, acima do cotovelo;
– Antebraço, bíceps (exceto a parte interna do braço, que tende a doer);
LEIA TAMBÉM