Saúde e Bem-Estar

Da redação

Como escolher um cirurgião plástico?

Da redação
08/12/2016 11:00
Thumbnail

Foto: Bigstock.

Um levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica mostrou que 63% dos processos jurídicos por erro médico em cirurgia plástica envolvem médicos não especialistas. Para evitar arrependimentos em qualquer procedimento, o cirurgião precisa cursar dois anos de cirurgia geral e três anos de especialização em plástica. Por isso, somente um médico especializado está habilitado para realizar qualquer procedimento cirúrgico estético com a segurança necessária ao paciente.
Leia mais:
Segundo o presidente da SBCP, Luciano Chaves, não existem motivos para realizar um procedimento plástico sem um especialista. O problema é que, infelizmente, para cada cirurgião plástico habilitado existem dois oferecendo plásticas estéticas sem ter a formação para fazer a cirurgia.  Em 2015 foram realizadas 1,5 milhão de cirurgias plásticas no país. Deste total, 900 mil procedimentos foram estéticos.
Antes de escolher o médico é possível acessar www.cirurgiaplastica.org.br ou baixar gratuitamente o aplicativo na Google Play ou Apple Store para verificar se o seu médico é realmente especialista no procedimento. Converse com o profissional escolhido antes de marcar o procedimento e procure ter referências do profissional. Não aceite fazer a cirurgia no consultório e desconfie se o médico lhe sugerir isso para baratear o procedimento.